quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Grupo 4: 300% Spanish Design: 100 Cadeiras 100 Luminárias 100 Cartazes.

Grupo: Diogo e Felipe Pinter.


300% Spanish Design:100 Cadeiras 100 Cartazes 100 Luminárias.
Quando:
Até 11/1/2009. Terça a sexta, das 13h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.
Onde:
SESC Avenida Paulista - Avenida Paulista, 119 - tel.: 3179-3700.
Ingressos:
Grátis



“Três elementos cotidianos são o foco da exposição 300% Spanish Design: 100 Cadeiras 100 Luminárias 100 Cartazes, na qual estão presentes obras de Salvador Dalí, Antoni Gaudí, Javier Mariscal, Pablo Picasso, Antoni Tàpies e Joan Miró.
Com curadoria do arquiteto Juli Capella, a exposição, abrigada no SESC Avenida Paulista e organizada pela Sociedade Estatal para a Ação Cultural Exterior (SEACEX), apresenta simbolicamente três coleções: a estrutura e o conforto (cadeira), o progresso e a magia (luminária), e a comunicação visual (cartaz).
Mesmo concebida originalmente como parte do programa cultural do Pavilhão da Espanha, na Exposição Universal de Aichi 2005 (Japão), a exposição que ocupa os três andares do SESC Avenida Paulista é diferenciada das demais vezes em que foi exposta por trazer peças mais recentes e novos achados históricos.
Uma projeção exibe 100 ícones do design espanhol em disciplinas variadas como a arquitetura, o desenho industrial, o mobiliário ou o grafismo, que por sua vez dão lugar a peças tão diversas como Moringa, AVE, Futebol, Criada, La Pedrera de Gaudí, Paella ou Escudo del Real Madrid e Escudo del Barça.
A idéia da exposição é demonstrar a rica contribuição espanhola para a cultura criativa mundial nos últimos 100 anos e apresentar produtos que ainda hoje são fabricados com
tecnologias não muito sofisticadas, salvo algumas exceções. São projetos simples, porém engenhosos.”
Fonte: http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/subindex.cfm?ParamEnd=1&IDCategoria=5739



“100 Luminárias
A luminária é um objeto de design mágico, a sua luz capaz de aumentar o dia e modelar o espaço. É também um fruto do progresso da humanidade. Durante o século xx, a Espanha desenvolveu esta tipologia com especial cuidado, produzindo e exportando o seu cunho especial de calor, engenho e conforto luminar."
Fonte:Cartaz da exposição.




Salvador Dalí
Cajones
1937
Reedição
Bd Ediciones de Diseño





Héctor Serrano
Candeeiro Superpatata
2000
Coleção Particular



"100 Cadeiras
A cadeira é uma arquitetura diminuta, o design por excelência, a tipologia de mobiliário mais complexa. Desde os modelos de Gaudí de 1900, a Espanha tem apresentado um variado leque de propostas nos mais diversos estilos e materiais, com especial vigor e significado pelo seu caráter organicista e expressivo. “
Fonte:Cartaz da exposição.

Salvador Dalí
Leda
1935-1937
Reedição
Bd. Ediciones de Diseño
Luis Eslavo
Pussy Lawn
2004
Edição do Setor

"100 Cartazes
Um cartaz é um grito na rua, a combinação inteligente entre imagem e texto. Recorrendo ao seu prestígio artístico e pictórico, a Espanha produziu um generoso elenco de artistas do arranque desta disciplina, tendo vindo a renovar a tradição com novas gerações de designers gráficos de elevada capacidade de sedução e comunicação."

Fonte:Cartaz da exposição.


Rafael de Penagos
Tórtola de Valencia
1912
Coleção Círculo de Bellas
Artes de Madrid.

Oscar Marine
Absolut Vodka
1994
Coleção Oscar Marine

Comentários do grupo:

“Nossa idéia inicial foi visitar a exposição 4ª Bienal de Arte e Tecnologia no Itaú Cultural, chegamos até a visitar a exposição, porém entramos em um consenso e decidimos mudar, por considerar a Bienal muito distante do que estávamos procurando, toda via decidimos ir até o SESC Paulista, e lá encontramos uma exposição recém-inaugurada sobre design, que era muito melhor (na opinião do grupo). A exposição 300% estava muito bem organizada, com três andares de exposição divididos por ordem cronológica, porém o despreparo dos guias era aparente, pois segundo nos confessou uma guia, elas tiveram pouquíssimo tempo de treinamento e ainda assim um treinamento muito superficial, tendo que descobrir certos fatos da exposição por incentivo próprio. Além da exposição não possuir folder. Tirando esses detalhes práticos a exposição é muito rica de objetos e detalhes, vale muito conferir esses trabalhos magníficos.” (Felipe Pinter)

“A exposição foi muito proveitosa, no sentido em que entramos em contato com obras de arte que de uma certa maneira convivemos todos os dias, porem na exposição tivemos uma vivencia diferenciada pois tornamos a olhar o comum com outros olhos, pois ali tudo se transformou em obras de artes e não só artistas do senso comum como Dali estavam expostos mas artistas contemporâneos, até então desconhecidos pelo grande público leigo. Minha única queixa é a imensa dificuldade de se obter informação, pois era proibido fotografar dentro da exposição e o folder era nulo.” (Diogo)


Um comentário:

www.esporos.wordpress.com disse...

Muito legal!
Irei conferir!
Beijo,
Edilamar