quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Grupo 7 - Exposição "Reprodutor" de Rochelli Costi









09ago2008 - 04out2008terça a sexta, 12-19h; sábados, domingos e feriados, 11-18hexposições 1º andar R$ 4, adultos; R$ 2, estudantes; grátis aos domingos e diariamente para pessoas com mais de 65 anos



Karina Calil e Andréa Almeida









O fotógrafo e crítico Andreas Muller-Pohle esquematizou o sistema do processo criativo da fotografia – antes de tudo, um processo de produção de informação – em quatro fatores: o aparato (hardware/ software), o produtor (fotógrafo), o objeto (matéria) e a luz (energia específica). Lights Out se propõe a pensar o que acontece com essa equação quando um de seus fatores constitutivos se apaga: a luz. A retirada da energia específica que torna visível o objeto desfaz a tecnicidade da produção fotográfica e a transforma em conceito.
O artista deixa de ser o produtor para se transformar em propositor do conceito a ser desenvolvido a partir e por meio da fotografia que, aqui, sem luz, se expõe como tecido , som , biscoitos e desenho. A imagem fotográfica dá lugar a propostas fotográficas, não como objetos finitos, mas processos em curso a serem vivenciados através dos demais sentidos que não apenas a visão: o tato da artista americana Whitney Lee; o olfato e o paladar dos chineses Leung Chi-Wo & Sara Chi-Hang Wong; a audição dos canadenses Skoltz_Kolgen; e o olhar traduzido em gestos da obra Reprodutor (2008), da brasileira Rochelle Costi, exposição escolhida pela dupla.
Reprodutor, de Rochelle Costi, é uma obra interativa, no qual o visitante é convidado a copiar as fotos expostas de seu próprio punho através dos reflexos nos vidros das mesas de reprodução.
Os desenhos poderão ser incluídos ou levados pelo autor. Caso o autor queira que seu desenho continue na exposição, ele autoriza a Associação dos Amigos do Paço das Artes, entidade gestora do MIS, a exibi-los juntamente à obra “Reprodutor”, como também a realizar registros fotográficos e fílmicos, os quais poderão ser disponibilizados para consulta pública no próprio museu ou através do website http://www.mis-sp.org.br/; bem como por meio de streming nesse mesmo sítio de internet pelo período de expor (de 9 de agosto à 5 de outubro); reproduzidos nos materiais de divulgação da exposição, como também por seus apoiadores e/ou patrocinadores, pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e pelo Estado de São Paulo.

















SALA DA EXPOSIÇÃO







MESA DA EXPOSIÇÃO





Opinião sobre a exposição :


Andréa = gostei muito da exposição. Por ser interativa, a exposição não é monótona e é dinâmica. As cadeiras com canetas e o que deve ser feito(desenhos) me fez lembrar dos meus tempos de infância na escola. A forma de desenhar, pra mim foi animadora, já que eu não sei desenhar e o meu desenho ficou quase igual ao original.

Karina = achei inovadora. Diferente de qualquer exposição que eu já tinha visto, ela é exótica. Ela interage com o visitante , deixando-a mais interessante.






Feito por Karina

O original - "Rio"

Feito por Andréa

O original - "Andaime"

Fontes:

- www.mis-sp.org.br

- folder da exposição

Um comentário:

www.esporos.wordpress.com disse...

Que legal!
Será que ainda dá tempo para eu ir?
Vou verificar as datas novamente. Porque fiquei prestando atenção no desenho de vocês!